Nota á imprensa

14 maio

Esclarecimentos sobre o reajuste dos servidores estaduais

Nos últimos dias muito tem se falado sobre a proposta de reajuste dos servidores, que está em votação na Assembléia Legislativa do PR (Alep).

Sobre isso é preciso prestar alguns esclarecimentos:

Tanto o Fórum das Entidades Sindicais (Fórum) como o SINDI/SEAB apóiam e pleiteiam o reajuste salarial de 6% contido na proposta do Governo do Paraná. As divergências entre as entidades e o Governador se resumem nas perspectivas do futuro da economia do Estado.

Nós servidores, fundamentados pelo estudo realizado pelo DIEESE entendemos que a “crise” não está e não afetará significativamente a economia do Paraná. Assim, entendemos que nos próximos meses a arrecadação de impostos aumentará o que possibilitará ao Governo Requião complementar o reajuste salarial proposto de 6%.

Por isso, propusemos uma emenda ao Projeto de Lei 186/09 que verificado aumento da arrecadação, o índice proposto de 6% seja aditado em 15% que foi o reajuste do salário mínimo concedido pelo Governo aos trabalhadores da iniciativa privada.

Assim, a nosso ver, não existem motivos para que o Governador faça tanto alarde sobre o assunto. Basta que conceda, a partir da nossa data base (01/05), os 6% que ele propôs e, caso ocorra aumento da arrecadação faça a complementação proposta pelo movimento sindical.

Na verdade, temos divergência com o Governo em relação ao congelamento das gratificações que há mais de cinco anos não são reajustadas, e os adicionais de periculosidade e insalubridade que também estão sem qualquer reajuste pelo mesmo período.

Da mesma forma, queremos que o auxílio alimentação seja ampliado e concedido para mais servidores, e considere como base o salário mínimo regional/estadual e não o salário mínimo nacional. Esse auxílio também precisa ser reajustado já que está com o mesmo valor desde 2000 (R$ 50,00), a reivindicação é que seja corrigido para o valor da cesta básica do Dieese que atinge R$ 210,00.

Cadê a promoção e a progressão dos Agentes de Apoio e de Execução que já deveria estar implantada na folha de pagamento do mês de setembro/2008. Também é preciso que o vale transporte concedido a nossa base sindical seja igual ao que os trabalhadores da educação recebem, se realçando o princípio da isonomia entre todos os servidores. Enfim, queremos que o Governo atenda os outros itens da pauta do FÓRUM.

Portanto, a questão salarial não é o tema de discórdia ou divergência entre os servidores e suas representações com o Governador Requião.

Curitiba, 14 de maio de 2009.
DIREÇÃO ESTADUAL DO SINDI/SEAB.

>> Sindicalistas tem reunião com Procurador da Justiça

Comitiva do Fórum das Entidades Sindicais tem reunião com o Procurador Geral da Justiça, Olympio Sotto Maior neto. A conversa será sobre a falta de pessoal e a precarização dos serviços públicos, questões como concurso público, terceirização e contratação de estagiários também serão abordadas.

Serviço
A reunião será no dia 15/05/2009, às 07h30min, na sede da Procuradoria Geral da Justiça sito a Rua Marechal Hermes nº 751, 2º andar.

>> Dia 19/05 servidores ocuparão Alep

Todos os sindicatos que pertencem ao Fórum das Entidades Sindicais estão convocando seus associados para ocuparem as galerias da Alep no dia 19 de maio. A intenção é fazer pressão para que as emendas propostas pelo Fórum sejam aprovadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: