Reajuste salarial mobiliza sindicatos de servidores estaduais

2 abr

reuniaoenimarta31gd

Treze sindicatos que fazem parte do Fórum das Entidades Sindicais se reuniram com o secretário do Planejamento Ênio Verri, e a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon, na tarde dessa terça-feira, 31 de março.

O ponto inicial da reunião foi o cumprimento da lei da data-base. Os sindicatos que compõem o Fórum já haviam apresentado proposta de 15% de reajuste salarial e foram à reunião com a expectativa de uma resposta do governo. Verri fez referência à crise econômica e afirmou que o Estado está mais cauteloso com o aumento de gastos e, por isso, o governo assume dois compromissos: manter os salários em dia e cumprir a data-base. Isso significa dizer que o governo está trabalhando com a proposição de aplicar reajuste no mesmo percentual da inflação dos últimos 12 meses.

Essa proposta não atende à reivindicação dos sindicatos, já que o Fórum avaliou que o mesmo reajuste aplicado ao salário mínimo regional, proposto pelo governo, deve ser estendido aos servidores estaduais. Em campanha unificada, os sindicatos querem a aplicação do mesmo percentual, na mesma data, para o conjunto do funcionalismo. Com isso, o governo estaria cumprindo a Constituição Estadual, que não admite tratamento salarial diferenciado.

O governo diz que ainda está estudando as outras pautas – promoção dos agentes de apoio e execução, a correção das gratificações, a alteração do valor do auxílio-alimentação e vale-transporte. Esses temas serão abordados na próxima reunião, agendada para o dia 14 de abril.

Enquanto o governo pensa, os sindicatos agem
O Fórum dos Sindicatos decidiu realizar assembleias por categoria para informar as negociações com o governo e para definir uma data de mobilização conjunta. Essas assembleias serão realizadas até o dia 14 de abril.

A união dos sindicatos é importante, pois são mais servidores fazendo coro em favor de reajuste salarial, da implantação das promoções e da correção das gratificações. Vale o velho ditado: trabalhador unido jamais será vencido!

Anúncios

Uma resposta to “Reajuste salarial mobiliza sindicatos de servidores estaduais”

  1. Paulo Mauricio Ramos 03/04/2009 às 16:58 #

    Prezados Companheiros Servidores Públicos do Paraná:

    Sou servidor aposentado do Tribunal de Justiça e pela primeira vez estou acessando este site após ter recebido um exemplar do Jornal do Fórum e gostaria nessa oportunidade de externar minhas solidariedades a todos os colegas que sofrem com o descaso de nossos governantes quando a questão é salário. Devemos lutar para que o índice seja igual para todos! Não vamos aceitar aumento diferenciado como já ocorreu com nós do Judiciário e por isso estamos buscando essa difença nos meios judiciais. E, por falar nisso, devemos ficar atentos no STF porque lá está tramitando um Ação Direta de Inconstitucionalidade em que consta como Requerente o Partido Democrata (DEM) e Requerido – o Governo do Estado do Paraná – ADI nº 3968, a qual se encontra em mãos do Min. Eros Grau desde o dia 11.06.2008, em cuja ação se contesta exatamente os aumentos diferenciados concedidos pelo Governo do Estado à várias categorias. Então vamos à luta!!
    Abraços a todos.

    Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: